Saúde Bucal – 6 dicas para ter a sua perfeita

Saúde Bucal – 6 dicas para ter a sua perfeita

Conheça 6 dicas importantes para você manter a sua saúde bucal em dia!

DICA 1 – Saúde Bucal – Ponto preto no meu dente é cárie?

✅Uma pergunta que escuto muito no consultório: Dra. Denise, socorro! Esse ponto preto no meu dente é cárie?😧

Para tranquilizar você, é bom deixar claro que ponto preto no dente não é sinônimo de cárie, apesar de ser algo meio lógico de pensar.

Em algumas situações, o aparecimento de pontos pretos pode sim sinalizar a formação de cáries, mas nem sempre é cárie, ok!👍

Os dentes são constituídos por muitos sulcos, como na imagem. 🙂

Saúde Bucal - Ponto preto no meu dente é cárie?

Nesses sulcos podem acabar surgindo pigmentos escurecidos conhecidos como selamento biológico, isto é, minerais e corantes que são incorporados à estrutura do dente. E isso é completamente normal.☺

Outro motivo para ponto preto nos dentes são:

  • Resto de alimentos presos ao dente;
  • Tártaro;
  • Pigmentação por medicamento;
  • Pigmentação causada pela ingestão frequente de comidas e bebidas como um alto teor de corantes, (Ex: chá, mate, refrigerante vinho tinto e café);
  • Pigmentação causadas pelo fumo.

⚠️É importante ficar atento a qualquer sinal e sempre procurar a ajuda de um profissional capacitado.

Caso a marca preta seja por conta do aparecimento de uma cárie, o tratamento deve ser feito o mais rápido possível.🦷

DICA 2 – Saúde Bucal – Doença Periodontal e Alzheimer

Cada vez mais temos que pensar em prevenção para ter qualidade de vida e evitar doenças e isso também faz parte da minha missão como dentista.

  • Saúde Bucal e Alzheimer

⚠️Um estudo recente sugere que as bactérias que causam a doença periodontal também estão associadas ao desenvolvimento da doença de Alzheimer e demências relacionadas, especialmente demência vascular.

✅Os resultados foram relatados no Journal of Alzheimer’s Disease, revelando que idosos com sinais de doença periodontal e infecções bucais na linha de base tiveram maior probabilidade de desenvolver Alzheimer.

Os pesquisadores analisaram se a doença periodontal e infecções por bactérias orais estavam ligadas a diagnósticos de demência e óbitos por meio da análise de dados restritos com os registros do Medicare e do Índice Nacional de Óbito.

Os mais de 6.000 participantes receberam um exame odontológico para sinais de doença periodontal, além de exames de sangue para anticorpos contra bactérias causais.

A equipe analisou anticorpos contra 19 bactérias orais para associação com o diagnóstico de Alzheimer, ou qualquer tipo de demência e morte por Alzheimer.

Destas 19, a bactéria Porphyromonas gingivalis é a culpada mais comum da doença periodontal.

Entre os participantes com 65 anos ou mais, tanto os diagnósticos de Alzheimer quanto os óbitos foram associados a anticorpos contra esta bactéria.

Além disto, um outro estudo recente sugere que placas de proteína beta-amilóide, uma das principais marcas da doença de Alzheimer, podem ser produzidas como resposta a esta infecção.

⚠️Nunca é cedo demais para começarmos a prevenção de qualquer doença, e a saúde bucal, é também, parte importante desta prevenção!👍

DICA 3 – Saúde Bucal – Refluxo gastroesofágico

Você sabia que o refluxo gastroesofágico pode comprometer a sua saúde bucal também?

Refluxo é uma doença digestiva na qual o suco gástrico do estômago faz um caminho inverso pelo esôfago e volta para a boca.

Como este suco gástrico é muito ácido, tem o poder de irritar e inflamar os tecidos que revestem o esôfago e a mucosa bucal, diminuir a saliva e, em última instância, causar até perda dental.

➡️Veja no carrossel as dicas importantes que você deve ficar atento. 👍

  • Saúde Bucal e Refluxo

DICA 4 – Saúde Bucal – Saúde do seu coração

Quer cuidar do seu coração? Cuide também da sua saúde oral!💚

Escovar os dentes frequentemente está ligado a menores riscos de fibrilação atrial e insuficiência cardíaca, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology.

Pesquisas anteriores sugerem que a má higiene bucal leva a bactérias no sangue, causando inflamação no corpo.

A inflamação aumenta os riscos de fibrilação atrial (batimentos cardíacos irregulares) e insuficiência cardíaca (a capacidade do coração de bombear sangue ou relaxar e encher de sangue é prejudicada).

Este estudo analisou a conexão entre higiene bucal e ocorrência destas duas condições e concluiu que a escovação dentária três ou mais vezes por dia pode ser associada a um risco 10% menor de fibrilação atrial e um risco 12% menor de insuficiência cardíaca.

O autor Dr. Tae-Jin observou que a análise estava limitada a um país (Coreia) e que foi um estudo observacional.

Mas acrescentou: “Estudamos um grande grupo durante um longo período (10 anos e meio), o que agrega força às nossas descobertas.”

💚Sorria do fundo do seu coração!😁

📒Estudo:
Chang Y, Woo HG, Park J, et al. Improved oral hygiene care is associated with decreased risk of occurrence for atrial fibrillation and heart failure: A nationwide population-based cohort study. Eur J Prev Cardiol. 2019. doi:10.1177/2047487319886018.

DICA 5 – Saúde Bucal – Como fazer o Autoexame?

Saúde Bucal - Como fazer o Autoexame?

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.

O auto exame pode ser uma ferramenta utilizada para o diagnóstico precoce e para um melhor prognóstico.

Qualquer pessoa pode fazer o autoexame com um espelho num ambiente bem iluminado.

  1. Lave bem a boca e remova próteses dentárias se for o caso.
  2. De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço, procurando por algum sinal que não tenha notado antes.
  3. Puxe o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa) e apalpe todo o lábio.
  4. Puxe o lábio superior para cima e repita o procedimento.
  5. Com a ponta do dedo indicador, afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Repita do outro lado.
  6. Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.
  7. Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.
  8. Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o céu da boca. Palpe com o dedo indicador todo o céu da boca. Em seguida diga ÁÁÁÁ… e observe o fundo da garganta.
  9. Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida puxando a língua para esquerda, e para o lado direito.
  10. Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.
  11. Examine o pescoço. Compare os lados e veja se há diferenças entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.
  12. Finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

⚠️Procure por:

  • Mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca;
  • Caroços ou feridas;
  • Sangramentos ou inchaço;
  • Áreas dormentes e dentes amolecidos ou quebrados.

✅Se você notar alguma anormalidade, procure imediatamente um dentista ou um médico.

DICA 6 – Saúde Bucal – Mascar chiclete é prejudicial?

Vou ser bem sincera com você…
Não importa a versão.
Mascar chiclete é prejudicial para sua saúde bucal. 😬

Saúde Bucal - Mascar chiclete faz mal a saúde?

✅Os que contêm açúcar são os piores, pois podem retirar o cálcio dos dentes e aumentar os riscos de desenvolver cáries.

Mas, mesmo os sem açúcar são prejudiciais: quando você masca chiclete, você sobrecarrega o seu sistema mastigatório e isto pode provocar dores musculares e dores nas articulações.

Se você tem este hábito, seria interessante que você diminuísse a frequência ou parasse, principalmente se você é tenso.

As suas articulações agradecem.👍🙂

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Tratamento com Invisalign – Principais Vantagens e Benefícios

Você conhece o Invisalign? 😁Você quer ter o sorriso que sempre sonhou, mas não quer nem pensar em ter aquele sorriso metálico? Conheça o tratamento...

Como o Clincheck ajuda os ortodontistas?

Como o Clincheck ajuda os ortodontistas? O Clincheck é um software de mapeamento ortodôntico que utiliza modelos 3D que permite que os ortodontistas certificados Invisalign...

Julho Laranja – Você conhece?

Julho Laranja - Conscientização e prevenção do desenvolvimento de problemas de má oclusão dentária Por que meu filho precisa visitar um ortodontista, mesmo que não...

Você acorda com dor de cabeça? Conheça o estresse dentário!

Dor de cabeça ao acordar? Conheça o estresse dentário  No mês passado, eu atendi um paciente com sintomas de estresse dentário. Ele me relatou dor de...

3 coisas que provavelmente você não sabe sobre o Scanner iTero®

3 coisas que provavelmente você não sabe sobre o  iTero Scanner Distantes são os dias de moldes e impressões confusas e você babando, tentando não engasgar...
😁 Agende sua consulta