Doença periodontal é fator de risco para outras doenças

Você sabia que uma doença periodontal pode levar a perda do dente, é também um fator de risco para doenças cardíacas e pulmonares?

✅A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso e ligamento periodontal) dos dentes.
A principal causa é má higiene bucal que pode desencadear:

  • Acúmulo de placa bacteriana;
  • Formação de tártaro;
  • Gengivite;
  • Reabsorção óssea;
  • Perda do dente.

🦷Os sintomas incluem mau hálito, gengivas inchadas, vermelhas e macias.

🦷O tratamento é feito com uma limpeza profissional e a adoção de bons hábitos de higiene bucal com o uso correto da escova de dente, pasta, fio dental e antisséptico bucal.

Doença Periodontal começa assim

Doença periodontal – Estudo polêmico

Trago para vocês um estudo bem recente e polêmico, mas que é necessário o entendimento e o debate.

A Suécia e o Reino Unido são um dos poucos países que não recomendam a administrar antibióticos profiláticos antes de certos procedimentos odontológicos para as pessoas com maior risco de infecção das válvulas cardíacas, a chamada Endocardite infecciosa.

Endocardite significa inflamação das estruturas internas do coração e se for causada por um agente infeccioso, como uma bactéria ou fungo, chamamos de endocardite infecciosa.

Pessoas com maior risco de endocardite infecciosa costumam receber o antibiótico amoxicilina como profilático antes de extração de dentes, raspagem de tártaro e cirurgias.

No caso da Suécia, essa recomendação foi suspensa em 2012 devido à falta de evidências de que o tratamento era necessário e também para ajudar a prevenir um problema muito preocupante que é a resistência aos antibióticos.

E um estudo recente publicado agora em fevereiro veio apoiar essa decisão. Desde que a recomendação foi removida em 2012, não houve aumento de Endocardite, de acordo com o estudo de registro do Karolinska Institutet publicado na revista Clinical Infectious Diseases.

O assunto endocardite infecciosa e sua profilaxia com antibióticos tem passado por grandes mudanças ultimamente.

Todas essas modificações são muito dinâmicas e, por isso, provocam grande controvérsia e debates.

As recomendações da profilaxia até então, sem base científica sólida, de que os procedimentos odontológicos em pacientes de risco levam a casos de endocardite infecciosa, tem cada vez perdido força e esse estudo veio nos mostrar isso, afinal o estudo mostra que não houve mudança em usar antibióticos de forma preventiva.

Agora, é fato que algumas doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite aumentam o risco de endocardite em pessoas com comorbidades.

Por isso a indicação é sempre visitar seu dentista de confiança e estar sempre com saúde oral em dia. 👍

Links dos estudos da doença periodontal

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose, qual a relação? Você sabia? 🤔 Os bisfosfonatos (alendronato, ácido zoledrônico, ibandronato, risedronato) e denosumab, são uma classe de...

Você sabia que as doenças bucais podem afetar a sua performance no esporte?

🚴‍♂️Você sabia que as doenças bucais podem afetar performance no esporte? 🤔 Doenças bucais podem afetar performance? Pois é, não é só a lesão muscular ou...

Aparelho Ortodôntico causa Mau hálito?

Mau hálito com aparelho ortodôntico Você tem impressão de que passou a ter mau hálito depois de colocar o aparelho ortodôntico? Infelizmente, não está sozinho e...

Mitos do clareamento dental

Mitos do clareamento dental Não podemos negar que um sorriso com dentes saudáveis e brancos na medida certa podem chamar muito a atenção. No entanto, há...

Invisalign First – Transforme o sorriso do seu filho enquanto ele cresce

Invisalign First® - Transforme o sorriso do seu filho enquanto ele cresce 😀Você sabia que seu filho também pode usar alinhadores Invisalign® para corrigir seus...
😁 Agende sua consulta