Dentes sensíveis? Conheça 5 causas

Dentes sensíveis? Conheça 5 causas

🦷O nosso querido esmalte dentário protege as áreas internas e mais frágeis dos dentes e é a linha de defesa mais importante contra a cárie dentária.

Quando ele sofre um desgaste, os nervos do dente ficam expostos a alimentos quentes, frios ou doces, bem como ao ar frio, que pode ser doloroso.

É aconselhável que uma visita ao dentista seja feita sempre que notar sensibilidade incomum nos dentes por vários dias seguidos para que ele possa diagnosticar a causa e tratar corretamente.

Principais causas dos dentes sensíveis

Ei lá! Vamos ver as principais causas da sensibilidade dental ou dos dentes sensíveis:

1 – Usar escova dura

Usar uma escova dental com cerdas muito duras pode ser uma má ideia porque ela pode danificar o esmalte dos dentes.

O esmalte é a camada mais externa dos dentes e é responsável por protegê-los de danos. Quando o esmalte se danifica, os dentes ficam mais suscetíveis a lesões, infecções e sensibilidade.

Ao usar uma escova dura, você corre o risco de remover ou danificar o esmalte dos dentes, o que pode resultar em sensibilidade dental, lesões nas gengivas e até mesmo cavitações.

Por isso, é importante escolher uma escova de dentes com cerdas macias e fazer uma escovação suave, sem aplicar muita pressão.

2 – Clareamento dental excessivo

O clareamento dental pode deixar os dentes mais sensíveis, especialmente se for feito de forma inadequada ou por muito tempo.

Além de tornar os dentes sensíveis, pode danificar o esmalte e irritar as gengivas.

3 – Consumo excessivo de refrigerantes e comidas ácidas

Estas bebidas e alimentos podem prejudicar os dentes de várias maneiras.

  1. Cárie dentária: O açúcar presente em muitos refrigerantes pode ser fermentado por bactérias presentes na boca, o que pode levar ao desenvolvimento de cárie dentária.
  2. Erosão do esmalte: Os refrigerantes são frequentemente ácidos e podem erodir o esmalte dos dentes, tornando-os mais suscetíveis a lesões e sensibilidade.
  3. Manchas dentárias: Alguns refrigerantes contêm corantes que podem manchar os dentes ao longo do tempo.

4 – Gengivite

A inflamação das gengivas pode expor as raízes dos dentes e deixá-los mais sensíveis.

5 – Desgaste natural

Com o tempo, o esmalte dos dentes pode se desgastar naturalmente, tornando-os mais sensíveis.

Bem, essas são algumas das principais causas dos dentes sensíveis. Mas não se preocupe, há soluções para tratar isso!

Consulte seu dentista de confiança que ele pode ajudar a encontrar a melhor opção para você 😁

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Saúde Bucal e Diabetes – Qual a relação e quais os cuidados?

Eu tenho um grande cuidado com todos os meus pacientes, mas meus pacientes que têm diabetes ganham uma atenção extra. Não fiquem com ciúmes, por...

Uso de contenção: Quanto tempo tenho que usar?

Uso de contenção: Quanto tempo tenho que usar? Uma pergunta muito frequente dos meus pacientes é: quanto tempo tenho que usar a contenção? 😁 ✅A principal...

Vantagens do Invisalign sobre o aparelho ortodôntico fixo

Vantagens do Invisalign sobre o aparelho ortodôntico fixo Quer saber as vantagens do Invisalign em relação aos aparelhos convencionais? 01- Agilidade e precisão A ortodontia digital conta...

Lentes de contato dental e Invisalign

Lentes de contato dental e Invisalign 🤔Uma dúvida frequente entre nossos pacientes é saber se é possível alinhar o tratamento odontológico estético e o tratamento...

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign Se você deseja alinhar os dentes sem passar pelo desgastante e deselegante aparelho ortodôntico metálico tradicional, você...
😁 Agende sua consulta