Dentes sensíveis? Conheça 5 causas

Dentes sensíveis? Conheça 5 causas

🦷O nosso querido esmalte dentário protege as áreas internas e mais frágeis dos dentes e é a linha de defesa mais importante contra a cárie dentária.

Quando ele sofre um desgaste, os nervos do dente ficam expostos a alimentos quentes, frios ou doces, bem como ao ar frio, que pode ser doloroso.

É aconselhável que uma visita ao dentista seja feita sempre que notar sensibilidade incomum nos dentes por vários dias seguidos para que ele possa diagnosticar a causa e tratar corretamente.

Principais causas dos dentes sensíveis

Ei lá! Vamos ver as principais causas da sensibilidade dental ou dos dentes sensíveis:

1 – Usar escova dura

Usar uma escova dental com cerdas muito duras pode ser uma má ideia porque ela pode danificar o esmalte dos dentes.

O esmalte é a camada mais externa dos dentes e é responsável por protegê-los de danos. Quando o esmalte se danifica, os dentes ficam mais suscetíveis a lesões, infecções e sensibilidade.

Ao usar uma escova dura, você corre o risco de remover ou danificar o esmalte dos dentes, o que pode resultar em sensibilidade dental, lesões nas gengivas e até mesmo cavitações.

Por isso, é importante escolher uma escova de dentes com cerdas macias e fazer uma escovação suave, sem aplicar muita pressão.

2 – Clareamento dental excessivo

O clareamento dental pode deixar os dentes mais sensíveis, especialmente se for feito de forma inadequada ou por muito tempo.

Além de tornar os dentes sensíveis, pode danificar o esmalte e irritar as gengivas.

3 – Consumo excessivo de refrigerantes e comidas ácidas

Estas bebidas e alimentos podem prejudicar os dentes de várias maneiras.

  1. Cárie dentária: O açúcar presente em muitos refrigerantes pode ser fermentado por bactérias presentes na boca, o que pode levar ao desenvolvimento de cárie dentária.
  2. Erosão do esmalte: Os refrigerantes são frequentemente ácidos e podem erodir o esmalte dos dentes, tornando-os mais suscetíveis a lesões e sensibilidade.
  3. Manchas dentárias: Alguns refrigerantes contêm corantes que podem manchar os dentes ao longo do tempo.

4 – Gengivite

A inflamação das gengivas pode expor as raízes dos dentes e deixá-los mais sensíveis.

5 – Desgaste natural

Com o tempo, o esmalte dos dentes pode se desgastar naturalmente, tornando-os mais sensíveis.

Bem, essas são algumas das principais causas dos dentes sensíveis. Mas não se preocupe, há soluções para tratar isso!

Consulte seu dentista de confiança que ele pode ajudar a encontrar a melhor opção para você 😁

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

5 Benefícios do acompanhamento odontológico na infância

5 Benefícios do acompanhamento odontológico na infância Para as crianças de hoje, ir ao dentista pode ser literalmente, uma festa. 🎉 Parece exagero? Mas não é!...

Uso de contenção: Quanto tempo tenho que usar?

Uso de contenção: Quanto tempo tenho que usar? Uma pergunta muito frequente dos meus pacientes é: quanto tempo tenho que usar a contenção? 😁 ✅A principal...

Mitos do clareamento dental

Mitos do clareamento dental Não podemos negar que um sorriso com dentes saudáveis e brancos na medida certa podem chamar muito a atenção. No entanto, há...

Invisalign First – Transforme o sorriso do seu filho enquanto ele cresce

Invisalign First® - Transforme o sorriso do seu filho enquanto ele cresce 😀Você sabia que seu filho também pode usar alinhadores Invisalign® para corrigir seus...

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose, qual a relação? Você sabia? 🤔 Os bisfosfonatos (alendronato, ácido zoledrônico, ibandronato, risedronato) e denosumab, são uma classe de...
😁 Agende sua consulta