Você acorda com dor de cabeça? Conheça o estresse dentário!

Dor de cabeça ao acordar? Conheça o estresse dentário 

No mês passado, eu atendi um paciente com sintomas de estresse dentário. Ele me relatou dor de cabeça crônica ao acordar. Eu costumo atender muitos pacientes com essa queixa. Mas, siga o fio e pense se você se identifica.

Claro que temos muitos fatores diferentes para a dor de cabeça crônica, mas o bruxismo é uma causa muito comum.

conheca-o-estresse-dentario

Estresse dentário e Bruxismo

O ranger ou apertar inconsciente dos dentes, conhecido como bruxismo, geralmente ocorre durante o sono e durante o dia.

O estresse emocional e a ansiedade podem deixar os músculos da mandíbula tensos, desgastar o esmalte ou até mesmo levar a fraturas nos dentes.

O dano dentário do bruxismo pode transferir a dor do nervo dos dentes para o rosto e a cabeça.

Enquanto isso, a tensão nos músculos da mandíbula pode causar dor que se espalha desses músculos para a cabeça, resultando em uma dor de cabeça tensional e crônica.

Caso clínico de estresse dentário e Bruxismo

Voltando ao meu paciente com dor de cabeça crônica, eu perguntei como ele se sentia, se estava tenso, ansioso ou estressado.

Bem, ele disse que sim, que estava com muita pressão no trabalho.

Também perguntei se ele reparou que essa dor sumiu alguma vez e foi aí que ele percebeu e disse que quando saiu de férias, não teve essa dor.

Se nos sentimos estressados e ansiosos, podemos ranger e apertar os dentes, causando dor e desgaste nos dentes.

Se estamos relaxados e calmos, vamos manter essas musculaturas também relaxadas e os dentes com sua devida posição sem pressão.

😟Imagine assim, se você vai à academia e exercita seus músculos por horas, por mais tempo que o necessário, no dia seguinte você vai estar com dor, não é?

Agora pense que no bruxismo é igual, você fica exercitando, fazendo força com a musculatura facial à noite/dia e isso faz com que ao acordar você tenha essa tensão e dor.

E o que você pode fazer para aliviar as dores de cabeça relacionadas ao estresse dentário?

✅Primeiro: procure seu dentista de confiança.

✅Segundo: experimente técnicas como ioga e meditação – especialmente antes de dormir – para se acalmar e desestressar.

✅Terceiro: desacelere, viaje, tenha um tempo para relaxar e curtir a vida!

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Invisalign, o que é?

O que é Invisalign? Invisalign ® é uma solução para reposicionar os seus dentes com o mínimo de desconforto possível. Sem o uso de metal ou...

7 Sinais ignorados de que é hora de ir ao dentista!

7 Sinais ignorados de que é hora de ir ao dentista! 🦷A frequência com que você deve ir ao dentista depende muito de como estão...

Vantagens do Invisalign sobre o aparelho ortodôntico fixo

Vantagens do Invisalign sobre o aparelho ortodôntico fixo Quer saber as vantagens do Invisalign em relação aos aparelhos convencionais? 01- Agilidade e precisão A ortodontia digital conta...

Você acorda com dor de cabeça? Conheça o estresse dentário!

Dor de cabeça ao acordar? Conheça o estresse dentário  No mês passado, eu atendi um paciente com sintomas de estresse dentário. Ele me relatou dor de...

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose, qual a relação? Você sabia? 🤔 Os bisfosfonatos (alendronato, ácido zoledrônico, ibandronato, risedronato) e denosumab, são uma classe de...