Medo de dentista? Desculpa ou Vergonha de assumir?

Medo de dentista? Desculpa ou Vergonha de assumir?

Medo de dentista, ou… todo mundo tem uma história diferente. Com certeza o dentista não irá te julgar por momentos de negligência em realizar uma higiene bucal adequada por qualquer que seja o motivo.

O que queremos é que você quebre essa barreira, supere o medo de dentista e cuide da sua saúde. 🙏🏼

Sentir-se envergonhado não o ajudará a mudar as coisas. Isso só irá te manter em casa com medo do que todo mundo pensa e do que o dentista irá pensar.

Seguir em frente é a única maneira de voltar aos trilhos em direção a uma boca saudável e um sorriso que te deixe feliz.

Se você tem vergonha ou medo de dentista devido a cáries ou dentes ruins, há uma coisa importante que eu tenho que te lembrar: cáries não tratadas ou dentes quebrados tendem a piorar com o tempo. Eles não se curam sozinhos.

Portanto, quanto mais você esperar para finalmente consultar um dentista, mais complexo (e, infelizmente, mais caro) o processo de tratamento se tornará.

Você deve ter em mente que todo tratamento precoce é mais fácil de reverter do que quando evolui.

Medo de dentista ou odontofobia

Em minha clínica temos diversas abordagens para deixar você que sofre do “medo de dentista” mais confortável e tranquilo. Sempre que os pacientes precisam, nós ajudamos e instruímos:

  1. Terapia de conversação: Nossos profissionais podem ajudar a identificar e trabalhar através de qualquer medo ou ansiedade relacionados ao dentista.
  2. Comunicação e acolhimento: é importante que o paciente sinta-se ouvido e compreendido pelo profissional e equipe, e que eles esclareçam todas as dúvidas e expliquem o procedimento.
  3. Exposição gradual: Alguns pacientes podem se beneficiar de uma abordagem gradual, começando com visitas curtas ao dentista antes de se comprometer com um procedimento dentário completo.

Supere o medo de dentista

Superar o medo de dentista pode ser desafiante, mas existem muitas estratégias que podem ajudar. Algumas dicas incluem:

  1. Encontrar um dentista de confiança: Escolha um dentista que você se sinta confortável e que tenha boas referências.
  2. Comunicar suas preocupações: Converse com seu dentista sobre suas preocupações e medos antes do procedimento. Eles podem ajudar a aliviar suas preocupações e garantir que você esteja confortável durante o procedimento.
  3. Escutar música ou ouvir um podcast: Música ou podcast pode ajudar a distrair a mente e aliviar a ansiedade durante o procedimento.
  4. Fazer respiração profunda ou meditação antes da visita: Técnicas de respiração profunda e meditação podem ajudar a controlar a ansiedade antes e durante a visita ao dentista.
  5. Criar uma rotina de cuidado bucal: Praticar boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista pode ajudar a prevenir problemas bucais e reduzir a necessidade de tratamentos invasivos.
  6. Buscar ajuda profissional: Se o seu medo de dentista é muito intenso, é recomendado buscar ajuda de um psicólogo ou terapeuta que possa ajudá-lo a lidar com essa ansiedade.
  7. Educação: Conhecer mais sobre a saúde bucal e os procedimentos dentários pode ajudar a reduzir a ansiedade e o medo.

💪🏾Então foque em encontrar um dentista que você confie, faça uma visita ao seu consultório e fale com ele sobre suas preocupações, ansiedade e medos.

Eu posso te ajudar com minha experiência! Conte comigo! 😃Agende a sua avaliação e vamos juntos mudar seu sorriso!

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Dicas Invisalign – Higienização oral e cuidados com os alinhadores

Dicas Invisalign - Higienização oral e cuidados com os alinhadores Uma das maiores dúvidas que passa pela mente dos meus pacientes que estão usando alinhadores...

Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes?

Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes? Um alerta importante!⚠️ Muitas pessoas acabam tomando os energéticos a fim de ter pique para encarar a rotina atribulada, ou...

5 maneiras que sua saúde bucal afeta sua saúde geral

5 maneiras que sua saúde bucal afeta sua saúde geral Pode até parecer que não há uma conexão grande entre a saúde bucal e o...

6 mitos sobre Invisalign

Você que está pesquisando e querendo fazer um tratamento com alinhadores transparentes já deve ter se deparado por aí com algum mito, ou podemos...

Retração gengival é causada pela escovação?

Retração gengival é causada pela escovação? Sabe porque isso é um mito? ✅Geralmente o paciente que apresenta esse quadro de envelhecimento precoce e retração gengival, escova...
😁 Agende sua consulta