Cigarro eletrônico afeta a saúde bucal?

Cigarro eletrônico afeta a saúde bucal?

Os efeitos do cigarro eletrônico nos implantes dentários.

Apesar de algumas pessoas pensarem que esse tipo de cigarro é menos prejudicial do que o convencional, é preciso ter cuidado e estar bem informado sobre os seus possíveis efeitos na saúde bucal.

Nós dentistas já estamos muito familiarizados com o impacto negativo do consumo de tabaco na saúde periodontal e peri-implantar, na realidade podemos dizer que na saúde geral.

No entanto, tenho recebido algumas perguntas de pacientes se os cigarro eletrônico afeta a saúde bucal.

O termo “peri-implantite” é usado para descrever o processo inflamatório que pode ocorrer nos tecidos moles e duros ao redor de implantes dentários, assim como a periodontite faz com a dentição natural.

Isso causa a formação de bolsas profundas ao redor de implantes dentários, inflamação da mucosa peri-implantar e aumento da reabsorção do osso peri-implantar.

Estudo sobre os efeitos do cigarro eletrônico na saúde bucal

Recentemente li uma revisão sistemática da literatura avaliando o efeito do uso de cigarro eletrônico no que diz respeito aos parâmetros peri-implantares, comparando não-fumantes aos usuários de cigarro eletrônico.

Os implantes dentários de indivíduos que utilizavam o cigarro eletrônico apresentaram maior perda óssea e piores condições clínicas.

O cigarro eletrônico, assim como o comum, prejudica as células do corpo chamadas de osteoblastos que são necessários para formar novos ossos e ajudar os ossos existentes a crescer.

Na conclusão do estudo, o uso de cigarro eletrônico mostra um efeito negativo nos parâmetros clínicos, radiográficos, pró-inflamatórios e imunológicos dos implantes dentários.

Porém os cientistas avisam que estudos futuros com acompanhamento a longo prazo e com diferentes populações precisam ser feitos para melhor avaliação.

Mas nem tudo está perdido!

É importante fazer visitas regulares ao seu dentista de confiança para avaliar a saúde bucal e tratar problemas precocemente.

E não se esqueça: se você é fumante ou usa cigarro eletrônico, a melhor coisa que pode fazer pela sua saúde é parar de fumar.

Além de melhorar a saúde bucal, abandonar o tabagismo traz uma série de outros benefícios para o organismo, como a redução do risco de doenças cardiovasculares e pulmonares.

Então, vamos cuidar da nossa saúde bucal com alegria e disposição!

Com informação, prevenção e cuidados regulares, podemos garantir um sorriso bonito e saudável por muitos e muitos anos.

Estudo referenciado:

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Você sabia que as doenças bucais podem afetar a sua performance no esporte?

🚴‍♂️Você sabia que as doenças bucais podem afetar performance no esporte? 🤔 Doenças bucais podem afetar performance? Pois é, não é só a lesão muscular ou...

5 maneiras que sua saúde bucal afeta sua saúde geral

5 maneiras que sua saúde bucal afeta sua saúde geral Pode até parecer que não há uma conexão grande entre a saúde bucal e o...

3 coisas que provavelmente você não sabe sobre o Scanner iTero®

3 coisas que provavelmente você não sabe sobre o  iTero Scanner Distantes são os dias de moldes e impressões confusas e você babando, tentando não engasgar...

6 mitos sobre Invisalign

Você que está pesquisando e querendo fazer um tratamento com alinhadores transparentes já deve ter se deparado por aí com algum mito, ou podemos...

Má oclusão dentária pode causar dores em outras partes do corpo

Má oclusão dentária pode causar dores em outras partes do corpo Ninguém gosta de sentir dor nas costas ou na cabeça, não é mesmo? 😕 Às...
😁 Agende sua consulta