Limão faz mal aos dentes?

Limão faz mal aos dentes?

🍋Cada vez mais, ouvimos falar sobre os benefícios das frutas cítricas na alimentação.

Fala-se muito do limão, inclusive do seu consumo em jejum, tendo em vista seus vários benefícios à saúde.

Mas, a preocupação fica em torno do ácido cítrico (ácido do suco do limão) que é capaz de corroer o esmalte dos nossos dentes quando ingeridos em excesso.

Quando o esmalte se desgasta, os dentes tornam-se sensíveis e mais propensos a cáries.

A saliva tem a importante função de neutralizar o pH da boca, mas ela demora mais ou menos uma hora para equilibrar a acidez do suco de limão.

Mas, o problema não está só no limão. Por exemplo, imagine a acidez do limão somada a eventos de bruxismo e apertamento de dentes, tão comuns em uma sociedade com pessoas cada vez mais ansiosas?

E associada aos distúrbios gástricos que podem causar refluxo e acidificar ainda mais a boca?

Essa soma de eventos está cada vez mais comum e pacientes aparecem com dentes excessivamente desgastados, com queixas de sensibilidade, com restaurações desadaptadas, com um envelhecimento precoce da dentição.

O problema da destruição dental está muito mais associada ao estilo de vida e eventos corrosivos levando a doença oclusal e envelhecimento precoce dos dentes, do que efeitos diretos da placa bacteriana.

😱E agora? Limão faz mal aos dentes?

Devemos deixar de ingerir limão? Acredito que não!

Apenas precisamos nos conscientizar de que serão necessários alguns cuidados extras com os dentes.

  • ⚠️Não devemos tornar o limão o novo vilão dos dentes, assim como foi o açúcar.
  • Então tome sua água com limão e tenha consciência dos cuidados.🙂
  • ➡️Se a sua opção é o hábito de beber água com limão diariamente e em jejum, consuma como um shot, de uma só vez, ou consuma com um canudo e sempre beba um pouco de água ou faça um bochecho com água em seguida.
  • ➡️Nunca escove os dentes na sequência ao consumir a água com limão, espere 30 minutos, pois a escovação pode colaborar para o desgaste e prejudicar ainda mais o esmalte.
  • E faça visitas frequentes de prevenção ao seu dentista.

Viu? O limão não é vilão se você souber os cuidados adequados ao consumir. 😃

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign Se você deseja alinhar os dentes sem passar pelo desgastante e deselegante aparelho ortodôntico metálico tradicional, você...

Paciente com Câncer precisa de acompanhamento odontológico

Paciente com câncer precisa de acompanhamento odontológico ⚠️Vou fazer um alerta muito importante! Após o diagnóstico de um câncer, o paciente oncológico precisa se preocupar com...

Síndrome da ardência bucal

Olá! Hoje trago informações sobre uma síndrome que está cada vez mais comum nos consultórios que é a ardência bucal, seja ela temporária ou...

Modalidades de Tratamento com Invisalign

Modalidades de Tratamento com Invisalign Você já sabe por que o Invisalign é um dos principais e mais avançados tratamentos para problemas ortodônticos, certo? Invisalign é...

Doença periodontal é fator de risco para outras doenças

Você sabia que uma doença periodontal pode levar a perda do dente, é também um fator de risco para doenças cardíacas e pulmonares? ✅A doença...
😁 Agende sua consulta