Limão faz mal aos dentes?

Limão faz mal aos dentes?

🍋Cada vez mais, ouvimos falar sobre os benefícios das frutas cítricas na alimentação.

Fala-se muito do limão, inclusive do seu consumo em jejum, tendo em vista seus vários benefícios à saúde.

Mas, a preocupação fica em torno do ácido cítrico (ácido do suco do limão) que é capaz de corroer o esmalte dos nossos dentes quando ingeridos em excesso.

Quando o esmalte se desgasta, os dentes tornam-se sensíveis e mais propensos a cáries.

A saliva tem a importante função de neutralizar o pH da boca, mas ela demora mais ou menos uma hora para equilibrar a acidez do suco de limão.

Mas, o problema não está só no limão. Por exemplo, imagine a acidez do limão somada a eventos de bruxismo e apertamento de dentes, tão comuns em uma sociedade com pessoas cada vez mais ansiosas?

E associada aos distúrbios gástricos que podem causar refluxo e acidificar ainda mais a boca?

Essa soma de eventos está cada vez mais comum e pacientes aparecem com dentes excessivamente desgastados, com queixas de sensibilidade, com restaurações desadaptadas, com um envelhecimento precoce da dentição.

O problema da destruição dental está muito mais associada ao estilo de vida e eventos corrosivos levando a doença oclusal e envelhecimento precoce dos dentes, do que efeitos diretos da placa bacteriana.

😱E agora? Limão faz mal aos dentes?

Devemos deixar de ingerir limão? Acredito que não!

Apenas precisamos nos conscientizar de que serão necessários alguns cuidados extras com os dentes.

  • ⚠️Não devemos tornar o limão o novo vilão dos dentes, assim como foi o açúcar.
  • Então tome sua água com limão e tenha consciência dos cuidados.🙂
  • ➡️Se a sua opção é o hábito de beber água com limão diariamente e em jejum, consuma como um shot, de uma só vez, ou consuma com um canudo e sempre beba um pouco de água ou faça um bochecho com água em seguida.
  • ➡️Nunca escove os dentes na sequência ao consumir a água com limão, espere 30 minutos, pois a escovação pode colaborar para o desgaste e prejudicar ainda mais o esmalte.
  • E faça visitas frequentes de prevenção ao seu dentista.

Viu? O limão não é vilão se você souber os cuidados adequados ao consumir. 😃

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Odontologia Estética – Cuidado com decisões precipitadas!

Odontologia Estética - Cuidado com decisões precipitadas! Eu acredito e sigo em uma odontologia minimalista, que é uma abordagem que busca preservar a saúde dos...

Saúde Bucal – 6 dicas para ter a sua perfeita

Saúde Bucal - 6 dicas para ter a sua perfeita Conheça 6 dicas importantes para você manter a sua saúde bucal em dia! DICA 1 -...

Vergonha de Sorrir – Tem algo que te incomoda no seu sorriso?

Vergonha de Sorrir - Tem algo que te incomoda no seu sorriso? 😬 Me conte nos comentários👇🏻 Ter vergonha de sorrir é algo que para muitos...

Como o Clincheck ajuda os ortodontistas?

Como o Clincheck ajuda os ortodontistas? O Clincheck é um software de mapeamento ortodôntico que utiliza modelos 3D que permite que os ortodontistas certificados Invisalign...

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign Se você deseja alinhar os dentes sem passar pelo desgastante e deselegante aparelho ortodôntico metálico tradicional, você...
😁 Agende sua consulta