5 maneiras que sua saúde bucal afeta sua saúde geral

5 maneiras que sua saúde bucal afeta sua saúde geral

Pode até parecer que não há uma conexão grande entre a saúde bucal e o resto do corpo, mas a verdade é que nossa boca está muito ligada ao nosso corpo e nossa saúde geral.

🦷E problemas com a saúde bucal como cáries, doenças gengivais e perda de dentes, podem afetar a saúde geral.

✅Veja nas imagens 5 ligações importantes entre a saúde bucal e a saúde geral.

1 – Declínio cognitivo

Vários estudos foram feitos sobre a relação entre saúde bucal e declínio cognitivo.

Há estudos que associam a presença de bactérias encontradas em doenças periodontais ao Alzheimer.

Também descobriu que a perda de dentes aumenta significativamente o risco de demência.

2 – Doença cardíaca

Embora uma boa saúde bucal não seja garantia única de um coração saudável, estudos mostraram uma associação entre periodontite e doenças cardíacas.

Entre os motivos estudados está que as bactérias que causam a periodontite aumentam o risco de uma infecção bacteriana na corrente sanguínea, que pode afetar as válvulas cardíacas.

3 – Diabetes

O diabetes é outro problema de saúde complicado pela saúde bucal e vice-e-versa.

Estudos já ligaram a presença da doença periodontal e a perda dentária ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Assim como a doença periodontal é a complicação oral mais importante, sendo considerada a sexta complicação clássica do diabetes.

4 – Privação do sono

Alguns motivos comuns relacionados à saúde bucal que fazem com que as pessoas percam o sono incluem dor de dente, ranger de dentes e boca seca.

E funciona nos dois sentidos – certas condições, como apneia obstrutiva do sono, podem levar a uma série de resultados ruins para a saúde, muitos fortemente ligados à saúde bucal.

5 – Problemas na gravidez

Quase 60% das mulheres grávidas têm gengivite, um estágio inicial da doença periodontal que pode ser exacerbado pelos hormônios na gravidez.

Se a doença progride, pode aumentar as chances de terem parto prematuro, bebê com baixo peso ao nascer, pré-eclâmpsia, tumores na gravidez, secura na boca, erosões dentárias e muito mais.

É claro que manter uma boa rotina de escovação, uso do fio dental e visitas regulares ao seu dentista protege muito mais do que apenas seus dentes, protege você!💚

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Porque o ideal é escovar os dentes após o café e não ao acordar?

Porque o "ideal" é escovar os dentes após o café e não logo ao acordar? Você é uma daquelas pessoas que não suporta acordar com...

Odontologia Estética – Cuidado com decisões precipitadas!

Odontologia Estética - Cuidado com decisões precipitadas! Eu acredito e sigo em uma odontologia minimalista, que é uma abordagem que busca preservar a saúde dos...

Mancha escura no dente é cárie?

Mancha escura no dente é cárie? Conheça o conceito da odontologia minimamente invasiva Quero que você entenda que a cárie pode se tornar inativa! Nem...

Dentes sensíveis? Conheça 5 causas

Dentes sensíveis? Conheça 5 causas 🦷O nosso querido esmalte dentário protege as áreas internas e mais frágeis dos dentes e é a linha de defesa...

Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes?

Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes? Um alerta importante!⚠️ Muitas pessoas acabam tomando os energéticos a fim de ter pique para encarar a rotina atribulada, ou...
😁 Agende sua consulta