Olá! Hoje trago informações sobre uma síndrome que está cada vez mais comum nos consultórios que é a ardência bucal, seja ela temporária ou crônica. 🥵
A síndrome da ardência bucal (SAB) é um transtorno sensitivo crônico, sem qualquer lesão e que vem acompanhada de diversos sintomas, assim como tem diversas causas.
É uma condição crônica que pode causar uma sensação de queimação na língua ou em outro lugar da boca.
Também pode estar associado à secura da boca e a uma mudança na percepção do sabor para um sabor amargo ou metálico.
A queimação da língua também pode ocorrer em pessoas na menopausa, por problemas psicológicos como depressão, ansiedade e estresse.
Pode ocorrer devido à exposição a irritantes como fumaça de cigarro.
As causas possíveis da síndrome da ardência bucal
A ardência bucal pode ser um sintoma de muitas doenças por isso o diagnóstico dessa condição é difícil e muitas vezes uma questão de exclusão.
- Alterações hormonais;
- Alergias;
- Boca seca;
- Medicamentos;
- Deficiência nutricional como deficiência de ferro, zinco e vitaminas do complexo B;
- Infecção na boca;
- Refluxo ácido;
- Depressão e ansiedade, entre outros.
Tratamentos para a síndrome da ardência bucal
Se o seu médico achar que há uma condição médica específica que está causando a SAB, interromper a sensação de queimação envolve o tratamento do problema de saúde subjacente.
Agora se a causa não foi identificada, existem tratamentos que podem ajudar a aliviar ou até mesmo melhorar a ardência.
Para o tratamento, pode haver o uso de medicação via oral e também tópica, uso de terapias como acupuntura e laserterapia.
⚠️No caso de pacientes estressados, ansiosos ou com depressão, é importante procurar um psicólogo para receber terapia cognitiva comportamental.
Compreender as causas e as opções de tratamentos podem ajudar você a lidar melhor com a condição, e seu dentista e médico podem colaborar para que você tenha um alívio importante dos sintomas.
Confira outra dicas importantes para sua saúde bucal!