Retração gengival é causada pela escovação?

Retração gengival é causada pela escovação?

Sabe porque isso é um mito?

✅Geralmente o paciente que apresenta esse quadro de envelhecimento precoce e retração gengival, escova os dentes de maneira correta e diariamente, usa fio dental e tem uma boca limpa.

Esse dano não está relacionado a técnica de escovação, nem com usar uma escova de cerdas duras ou má higiene. Está relacionado ao estilo de vida do paciente.

🦷A retração gengival é o processo em que a margem gengival do tecido que circunda o dente se retrai em direção à extremidade da raiz, expondo a raiz do dente.

O desgaste do esmalte e a hipersensibilidade são os primeiros sintomas de dentes envelhecidos precocemente pelo estilo de vida.

Com o passar do tempo, a gengiva se retrai e lesões em forma de cavidades ou trincas podem surgir, comprometendo a estética do sorriso.

Em casos graves, o envelhecimento evolui para a perda de um ou mais dentes, exigindo intervenções como próteses ou implantes.😔

Para não correr o risco de ter um sorriso envelhecido no auge de sua juventude, é fundamental modificar o estilo de vida, é importante educar o paciente para mudanças nos hábitos de vida, assim prevenindo a doença não cariosa e o envelhecimento precoce. 🙏🏼

O que é retração gengival e como identificar

A retração gengival é uma condição na qual as gengivas se afastam dos dentes, expondo a raiz do dente e deixando-o mais vulnerável a lesões e infecções.

A retração gengival pode ser causada por uma série de fatores, incluindo más condições bucais, uso prolongado de aparelhos ortodônticos, tabagismo e doenças gengivais, como a doença periodontal.

Os primeiros sinais de retração gengival incluem sangramento das gengivas, sensibilidade ao frio e ao calor, mudanças na cor da gengiva e aparência de dentes mais longos.

Se a retração gengival não for tratada, pode levar a outros problemas dentais, como perda óssea e dentária, além de dores de cabeça e problemas de mastigação.

Existe tratamento para a retração gengival?

O tratamento da retração gengival depende da causa subjacente e da gravidade da condição.

Se a retração gengival for causada por doenças gengivais, o tratamento pode incluir limpeza profunda das gengivas, uso de medicamentos antibacterianos e cirurgia, se necessário.

Além disso, existem procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados para tratar a retração gengival, como por exemplo, cirurgia de reposicionamento gengival e cirurgia periodontal.

Estes procedimentos podem ajudar a reconstruir o tecido perdido, protegendo a raiz do dente e restaurando a saúde da gengiva.

Como prevenir a retração gengival?

A prevenção da retração gengival é fundamental para manter a saúde bucal e evitar problemas dentais futuros.

Algumas medidas de mudança de estilo de vida podem ser tomadas incluem: visitar o seu dentista de confiança regularmente, evitar o tabagismo e manter uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais.

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Odontologia esportiva já ouviu falar?

Odontologia esportiva já ouviu falar? 🏃🏾‍♂️ A Odontologia esportiva é um importante ramo da medicina esportiva onde os atletas devem estar em perfeito estado de...

Como seu sorriso pode mudar sua vida?

Como seu sorriso pode mudar sua vida? Você está aqui porque quer melhorar seu sorriso, certo? Ou está em dúvida ainda?🤔 Como a transformação do sorriso...

6 mitos sobre Invisalign

Você que está pesquisando e querendo fazer um tratamento com alinhadores transparentes já deve ter se deparado por aí com algum mito, ou podemos...

Como funciona o tratamento Invisalign?

⚠️Atenção!! Ninguém te contou que os alinhadores invisíveis Invisalign® são indicados para você se ... Como funciona o tratamento Invisalign? 5 principais vantagens Você quer...

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose, qual a relação? Você sabia? 🤔 Os bisfosfonatos (alendronato, ácido zoledrônico, ibandronato, risedronato) e denosumab, são uma classe de...
😁 Agende sua consulta