Retração gengival é causada pela escovação?

Retração gengival é causada pela escovação?

Sabe porque isso é um mito?

✅Geralmente o paciente que apresenta esse quadro de envelhecimento precoce e retração gengival, escova os dentes de maneira correta e diariamente, usa fio dental e tem uma boca limpa.

Esse dano não está relacionado a técnica de escovação, nem com usar uma escova de cerdas duras ou má higiene. Está relacionado ao estilo de vida do paciente.

🦷A retração gengival é o processo em que a margem gengival do tecido que circunda o dente se retrai em direção à extremidade da raiz, expondo a raiz do dente.

O desgaste do esmalte e a hipersensibilidade são os primeiros sintomas de dentes envelhecidos precocemente pelo estilo de vida.

Com o passar do tempo, a gengiva se retrai e lesões em forma de cavidades ou trincas podem surgir, comprometendo a estética do sorriso.

Em casos graves, o envelhecimento evolui para a perda de um ou mais dentes, exigindo intervenções como próteses ou implantes.😔

Para não correr o risco de ter um sorriso envelhecido no auge de sua juventude, é fundamental modificar o estilo de vida, é importante educar o paciente para mudanças nos hábitos de vida, assim prevenindo a doença não cariosa e o envelhecimento precoce. 🙏🏼

O que é retração gengival e como identificar

A retração gengival é uma condição na qual as gengivas se afastam dos dentes, expondo a raiz do dente e deixando-o mais vulnerável a lesões e infecções.

A retração gengival pode ser causada por uma série de fatores, incluindo más condições bucais, uso prolongado de aparelhos ortodônticos, tabagismo e doenças gengivais, como a doença periodontal.

Os primeiros sinais de retração gengival incluem sangramento das gengivas, sensibilidade ao frio e ao calor, mudanças na cor da gengiva e aparência de dentes mais longos.

Se a retração gengival não for tratada, pode levar a outros problemas dentais, como perda óssea e dentária, além de dores de cabeça e problemas de mastigação.

Existe tratamento para a retração gengival?

O tratamento da retração gengival depende da causa subjacente e da gravidade da condição.

Se a retração gengival for causada por doenças gengivais, o tratamento pode incluir limpeza profunda das gengivas, uso de medicamentos antibacterianos e cirurgia, se necessário.

Além disso, existem procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados para tratar a retração gengival, como por exemplo, cirurgia de reposicionamento gengival e cirurgia periodontal.

Estes procedimentos podem ajudar a reconstruir o tecido perdido, protegendo a raiz do dente e restaurando a saúde da gengiva.

Como prevenir a retração gengival?

A prevenção da retração gengival é fundamental para manter a saúde bucal e evitar problemas dentais futuros.

Algumas medidas de mudança de estilo de vida podem ser tomadas incluem: visitar o seu dentista de confiança regularmente, evitar o tabagismo e manter uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais.

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

7 erros na escovação que você pode estar cometendo

Quando eu falo com os meus pacientes sobre os erros na escovação que eles podem estar cometendo, alguns ficam um pouco na defensiva. 😬 Como...

Lentes de contato dental e Invisalign

Lentes de contato dental e Invisalign 🤔Uma dúvida frequente entre nossos pacientes é saber se é possível alinhar o tratamento odontológico estético e o tratamento...

Herpes labial – Tratamento com Laserterapia

Herpes labial - Tratamento com Laserterapia Depois da pandemia, os casos de herpes labial aumentaram muito em consultório. Em parte, isso se deve pelo estresse gerado...

Saúde Bucal – 6 dicas para ter a sua perfeita

Saúde Bucal - 6 dicas para ter a sua perfeita Conheça 6 dicas importantes para você manter a sua saúde bucal em dia! DICA 1 -...

Uso de contenção: Quanto tempo tenho que usar?

Uso de contenção: Quanto tempo tenho que usar? Uma pergunta muito frequente dos meus pacientes é: quanto tempo tenho que usar a contenção? 😁 ✅A principal...
😁 Agende sua consulta