Retração gengival é causada pela escovação?
Sabe porque isso é um mito?
✅Geralmente o paciente que apresenta esse quadro de envelhecimento precoce e retração gengival, escova os dentes de maneira correta e diariamente, usa fio dental e tem uma boca limpa.
Esse dano não está relacionado a técnica de escovação, nem com usar uma escova de cerdas duras ou má higiene. Está relacionado ao estilo de vida do paciente.
🦷A retração gengival é o processo em que a margem gengival do tecido que circunda o dente se retrai em direção à extremidade da raiz, expondo a raiz do dente.
O desgaste do esmalte e a hipersensibilidade são os primeiros sintomas de dentes envelhecidos precocemente pelo estilo de vida.
Com o passar do tempo, a gengiva se retrai e lesões em forma de cavidades ou trincas podem surgir, comprometendo a estética do sorriso.
Em casos graves, o envelhecimento evolui para a perda de um ou mais dentes, exigindo intervenções como próteses ou implantes.😔
Para não correr o risco de ter um sorriso envelhecido no auge de sua juventude, é fundamental modificar o estilo de vida, é importante educar o paciente para mudanças nos hábitos de vida, assim prevenindo a doença não cariosa e o envelhecimento precoce. 🙏🏼
O que é retração gengival e como identificar
A retração gengival é uma condição na qual as gengivas se afastam dos dentes, expondo a raiz do dente e deixando-o mais vulnerável a lesões e infecções.
A retração gengival pode ser causada por uma série de fatores, incluindo más condições bucais, uso prolongado de aparelhos ortodônticos, tabagismo e doenças gengivais, como a doença periodontal.
Os primeiros sinais de retração gengival incluem sangramento das gengivas, sensibilidade ao frio e ao calor, mudanças na cor da gengiva e aparência de dentes mais longos.
Se a retração gengival não for tratada, pode levar a outros problemas dentais, como perda óssea e dentária, além de dores de cabeça e problemas de mastigação.
Existe tratamento para a retração gengival?
O tratamento da retração gengival depende da causa subjacente e da gravidade da condição.
Se a retração gengival for causada por doenças gengivais, o tratamento pode incluir limpeza profunda das gengivas, uso de medicamentos antibacterianos e cirurgia, se necessário.
Além disso, existem procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados para tratar a retração gengival, como por exemplo, cirurgia de reposicionamento gengival e cirurgia periodontal.
Estes procedimentos podem ajudar a reconstruir o tecido perdido, protegendo a raiz do dente e restaurando a saúde da gengiva.
Como prevenir a retração gengival?
A prevenção da retração gengival é fundamental para manter a saúde bucal e evitar problemas dentais futuros.
Algumas medidas de mudança de estilo de vida podem ser tomadas incluem: visitar o seu dentista de confiança regularmente, evitar o tabagismo e manter uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais.