Retração gengival é causada pela escovação?

Retração gengival é causada pela escovação?

Sabe porque isso é um mito?

✅Geralmente o paciente que apresenta esse quadro de envelhecimento precoce e retração gengival, escova os dentes de maneira correta e diariamente, usa fio dental e tem uma boca limpa.

Esse dano não está relacionado a técnica de escovação, nem com usar uma escova de cerdas duras ou má higiene. Está relacionado ao estilo de vida do paciente.

🦷A retração gengival é o processo em que a margem gengival do tecido que circunda o dente se retrai em direção à extremidade da raiz, expondo a raiz do dente.

O desgaste do esmalte e a hipersensibilidade são os primeiros sintomas de dentes envelhecidos precocemente pelo estilo de vida.

Com o passar do tempo, a gengiva se retrai e lesões em forma de cavidades ou trincas podem surgir, comprometendo a estética do sorriso.

Em casos graves, o envelhecimento evolui para a perda de um ou mais dentes, exigindo intervenções como próteses ou implantes.😔

Para não correr o risco de ter um sorriso envelhecido no auge de sua juventude, é fundamental modificar o estilo de vida, é importante educar o paciente para mudanças nos hábitos de vida, assim prevenindo a doença não cariosa e o envelhecimento precoce. 🙏🏼

O que é retração gengival e como identificar

A retração gengival é uma condição na qual as gengivas se afastam dos dentes, expondo a raiz do dente e deixando-o mais vulnerável a lesões e infecções.

A retração gengival pode ser causada por uma série de fatores, incluindo más condições bucais, uso prolongado de aparelhos ortodônticos, tabagismo e doenças gengivais, como a doença periodontal.

Os primeiros sinais de retração gengival incluem sangramento das gengivas, sensibilidade ao frio e ao calor, mudanças na cor da gengiva e aparência de dentes mais longos.

Se a retração gengival não for tratada, pode levar a outros problemas dentais, como perda óssea e dentária, além de dores de cabeça e problemas de mastigação.

Existe tratamento para a retração gengival?

O tratamento da retração gengival depende da causa subjacente e da gravidade da condição.

Se a retração gengival for causada por doenças gengivais, o tratamento pode incluir limpeza profunda das gengivas, uso de medicamentos antibacterianos e cirurgia, se necessário.

Além disso, existem procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados para tratar a retração gengival, como por exemplo, cirurgia de reposicionamento gengival e cirurgia periodontal.

Estes procedimentos podem ajudar a reconstruir o tecido perdido, protegendo a raiz do dente e restaurando a saúde da gengiva.

Como prevenir a retração gengival?

A prevenção da retração gengival é fundamental para manter a saúde bucal e evitar problemas dentais futuros.

Algumas medidas de mudança de estilo de vida podem ser tomadas incluem: visitar o seu dentista de confiança regularmente, evitar o tabagismo e manter uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais.

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign Se você deseja alinhar os dentes sem passar pelo desgastante e deselegante aparelho ortodôntico metálico tradicional, você...

Aparelho Ortodôntico causa Mau hálito?

Mau hálito com aparelho ortodôntico Você tem impressão de que passou a ter mau hálito depois de colocar o aparelho ortodôntico? Infelizmente, não está sozinho e...

Herpes labial – Tratamento com Laserterapia

Herpes labial - Tratamento com Laserterapia Depois da pandemia, os casos de herpes labial aumentaram muito em consultório. Em parte, isso se deve pelo estresse gerado...

Seu filho Roí as unhas? Faz mal para a saúde ou para os dentes?

Seu filho tem o hábito de roer as unhas? É prejudicial? Onicofagia é o nome clínico para roer as unhas e até mesmo comer as...

Dentes inclusos – Atenção especial com seu filho

Dentes inclusos - Atenção especial com seu filho Dentes inclusos, hein? É como aqueles amigos que ficam sempre meio afastados do grupo, não é mesmo?...
😁 Agende sua consulta