Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes?

Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes?

Um alerta importante!⚠️

Muitas pessoas acabam tomando os energéticos a fim de ter pique para encarar a rotina atribulada, ou mesmo porque gostam da bebida.

O que poucos sabem é que as bebidas energéticas podem prejudicar os dentes.

Bebidas energéticas contêm estimulantes, como a cafeína e o guaraná, além de quantidades variadas de outras substâncias.

Entre os efeitos da cafeína no organismo, por exemplo, estão:

  • Taquicardia;
  • Aumento da pressão arterial, da diurese e da temperatura corporal;
  • Dor abdominal;
  • Insônia;
  • Alteração do humor e atenção e ansiedade o que pode favorecer o bruxismo.

Mas, falando em dentes, os energéticos por si só já são bebidas ácidas (pH médio de 3,4). E muitas pessoas ainda misturam em drinks, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Essas misturas aumentam muito o potencial de danos aos dentes, por conta da acidez e do açúcar.

Segundo um estudo publicado na Academia Geral de Odontologista, nos Estados Unidos, os níveis elevados de acidez dos energéticos podem ter um efeito corrosivo no esmalte dos dentes.

O estudo afirma, ainda, que o dano no esmalte é irreversível, o que deixa os dentes mais suscetíveis a cáries e sensibilidade.

“Bebidas energéticas contêm altos níveis de açúcar e ácido, o que pode prejudicar os dentes.

O açúcar pode se aderir aos dentes e ser metabolizado por bactérias presentes na boca, gerando ácido que pode dissolver o esmalte dos dentes. Isso pode levar a cáries dentárias e danos ao esmalte.

Além disso, muitas bebidas energéticas também contêm ácido cítrico ou outros ácidos que podem aumentar o nível de acidez na boca e causar erosão dentária.

Isso pode levar a sensibilidade ao calor, frio ou dor, além de tornar os dentes mais propensos a cáries e outros problemas.”

Efeito das bebidas ácidas nos dentes

As bebidas ácidas, como refrigerantes, sucos cítricos, bebidas energéticas e até mesmo vinho e cerveja, podem afetar a saúde dos dentes de várias maneiras.

Elas podem causar erosão dentária, que é a dissolução do esmalte dos dentes devido à acidez. Isso pode levar a sensibilidade dental, dor, manchas nos dentes e até mesmo mudanças na forma dos dentes.

A erosão dental ocorre quando os ácidos presentes nas bebidas atacam o esmalte dos dentes, dissolvendo-o.

O esmalte é a camada mais dura e protetora dos dentes, e uma vez que ele é danificado, os dentes ficam mais propensos a cáries e outros problemas.

A erosão também pode expor a dentina, camada mais sensível dos dentes, o que pode causar sensibilidade ao calor, frio e açúcar.

Além disso, as bebidas ácidas também podem afetar a saúde gengival. O ácido pode irritar as gengivas e causar inflamação, o que pode levar a gengivite e periodontite.

Então evite esse tipo de bebida ou consuma de vez em quando e nunca por vários dias seguidos.

Para minimizar o prejuízo, é recomendado esperar até uma hora depois de consumir este tipo de bebida para escovar os dentes.

Dessa forma é possível prevenir que a acidez se espalhe pela superfície dentária.

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

7 Sinais ignorados de que é hora de ir ao dentista!

7 Sinais ignorados de que é hora de ir ao dentista! 🦷A frequência com que você deve ir ao dentista depende muito de como estão...

Aparelho Ortodôntico causa Mau hálito?

Mau hálito com aparelho ortodôntico Você tem impressão de que passou a ter mau hálito depois de colocar o aparelho ortodôntico? Infelizmente, não está sozinho e...

Dentes inclusos – Atenção especial com seu filho

Dentes inclusos - Atenção especial com seu filho Dentes inclusos, hein? É como aqueles amigos que ficam sempre meio afastados do grupo, não é mesmo?...

Síndrome da ardência bucal

Olá! Hoje trago informações sobre uma síndrome que está cada vez mais comum nos consultórios que é a ardência bucal, seja ela temporária ou...

Dicas Invisalign – Higienização oral e cuidados com os alinhadores

Dicas Invisalign - Higienização oral e cuidados com os alinhadores Uma das maiores dúvidas que passa pela mente dos meus pacientes que estão usando alinhadores...
😁 Agende sua consulta