Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes?

Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes?

Um alerta importante!⚠️

Muitas pessoas acabam tomando os energéticos a fim de ter pique para encarar a rotina atribulada, ou mesmo porque gostam da bebida.

O que poucos sabem é que as bebidas energéticas podem prejudicar os dentes.

Bebidas energéticas contêm estimulantes, como a cafeína e o guaraná, além de quantidades variadas de outras substâncias.

Entre os efeitos da cafeína no organismo, por exemplo, estão:

  • Taquicardia;
  • Aumento da pressão arterial, da diurese e da temperatura corporal;
  • Dor abdominal;
  • Insônia;
  • Alteração do humor e atenção e ansiedade o que pode favorecer o bruxismo.

Mas, falando em dentes, os energéticos por si só já são bebidas ácidas (pH médio de 3,4). E muitas pessoas ainda misturam em drinks, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Essas misturas aumentam muito o potencial de danos aos dentes, por conta da acidez e do açúcar.

Segundo um estudo publicado na Academia Geral de Odontologista, nos Estados Unidos, os níveis elevados de acidez dos energéticos podem ter um efeito corrosivo no esmalte dos dentes.

O estudo afirma, ainda, que o dano no esmalte é irreversível, o que deixa os dentes mais suscetíveis a cáries e sensibilidade.

“Bebidas energéticas contêm altos níveis de açúcar e ácido, o que pode prejudicar os dentes.

O açúcar pode se aderir aos dentes e ser metabolizado por bactérias presentes na boca, gerando ácido que pode dissolver o esmalte dos dentes. Isso pode levar a cáries dentárias e danos ao esmalte.

Além disso, muitas bebidas energéticas também contêm ácido cítrico ou outros ácidos que podem aumentar o nível de acidez na boca e causar erosão dentária.

Isso pode levar a sensibilidade ao calor, frio ou dor, além de tornar os dentes mais propensos a cáries e outros problemas.”

Efeito das bebidas ácidas nos dentes

As bebidas ácidas, como refrigerantes, sucos cítricos, bebidas energéticas e até mesmo vinho e cerveja, podem afetar a saúde dos dentes de várias maneiras.

Elas podem causar erosão dentária, que é a dissolução do esmalte dos dentes devido à acidez. Isso pode levar a sensibilidade dental, dor, manchas nos dentes e até mesmo mudanças na forma dos dentes.

A erosão dental ocorre quando os ácidos presentes nas bebidas atacam o esmalte dos dentes, dissolvendo-o.

O esmalte é a camada mais dura e protetora dos dentes, e uma vez que ele é danificado, os dentes ficam mais propensos a cáries e outros problemas.

A erosão também pode expor a dentina, camada mais sensível dos dentes, o que pode causar sensibilidade ao calor, frio e açúcar.

Além disso, as bebidas ácidas também podem afetar a saúde gengival. O ácido pode irritar as gengivas e causar inflamação, o que pode levar a gengivite e periodontite.

Então evite esse tipo de bebida ou consuma de vez em quando e nunca por vários dias seguidos.

Para minimizar o prejuízo, é recomendado esperar até uma hora depois de consumir este tipo de bebida para escovar os dentes.

Dessa forma é possível prevenir que a acidez se espalhe pela superfície dentária.

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

7 erros na escovação que você pode estar cometendo

Quando eu falo com os meus pacientes sobre os erros na escovação que eles podem estar cometendo, alguns ficam um pouco na defensiva. 😬 Como...

Clareamento dental – 6 dicas e cuidados importantes

Clareamento dental - 6 dicas e cuidados importantes 😁Se você sonha em ter o sorriso mais branco fazendo um clareamento dental na medida certa e...

Meu filho caiu e quebrou um dente brincando, e agora?

Meu filho caiu e quebrou um dente brincando, e agora?😱 Socorro!! Quebrar ou perder um dente por traumatismo é uma experiência desagradável e bastante comum...

Aparelho Ortodôntico causa Mau hálito?

Mau hálito com aparelho ortodôntico Você tem impressão de que passou a ter mau hálito depois de colocar o aparelho ortodôntico? Infelizmente, não está sozinho e...

Como Limpar seu Invisalign?

Como Limpar Invisalign? Cuidar bem dos alinhadores e aprender como limpar Invisalign é fundamental para garantir o sucesso do seu tratamento. Para manter o seu alinhador...
😁 Agende sua consulta