Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes?
Um alerta importante!⚠️
Muitas pessoas acabam tomando os energéticos a fim de ter pique para encarar a rotina atribulada, ou mesmo porque gostam da bebida.
O que poucos sabem é que as bebidas energéticas podem prejudicar os dentes.
Bebidas energéticas contêm estimulantes, como a cafeína e o guaraná, além de quantidades variadas de outras substâncias.
Entre os efeitos da cafeína no organismo, por exemplo, estão:
- Taquicardia;
- Aumento da pressão arterial, da diurese e da temperatura corporal;
- Dor abdominal;
- Insônia;
- Alteração do humor e atenção e ansiedade o que pode favorecer o bruxismo.
Mas, falando em dentes, os energéticos por si só já são bebidas ácidas (pH médio de 3,4). E muitas pessoas ainda misturam em drinks, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Essas misturas aumentam muito o potencial de danos aos dentes, por conta da acidez e do açúcar.
Segundo um estudo publicado na Academia Geral de Odontologista, nos Estados Unidos, os níveis elevados de acidez dos energéticos podem ter um efeito corrosivo no esmalte dos dentes.
O estudo afirma, ainda, que o dano no esmalte é irreversível, o que deixa os dentes mais suscetíveis a cáries e sensibilidade.
“Bebidas energéticas contêm altos níveis de açúcar e ácido, o que pode prejudicar os dentes.
O açúcar pode se aderir aos dentes e ser metabolizado por bactérias presentes na boca, gerando ácido que pode dissolver o esmalte dos dentes. Isso pode levar a cáries dentárias e danos ao esmalte.
Além disso, muitas bebidas energéticas também contêm ácido cítrico ou outros ácidos que podem aumentar o nível de acidez na boca e causar erosão dentária.
Isso pode levar a sensibilidade ao calor, frio ou dor, além de tornar os dentes mais propensos a cáries e outros problemas.”
Efeito das bebidas ácidas nos dentes
As bebidas ácidas, como refrigerantes, sucos cítricos, bebidas energéticas e até mesmo vinho e cerveja, podem afetar a saúde dos dentes de várias maneiras.
Elas podem causar erosão dentária, que é a dissolução do esmalte dos dentes devido à acidez. Isso pode levar a sensibilidade dental, dor, manchas nos dentes e até mesmo mudanças na forma dos dentes.
A erosão dental ocorre quando os ácidos presentes nas bebidas atacam o esmalte dos dentes, dissolvendo-o.
O esmalte é a camada mais dura e protetora dos dentes, e uma vez que ele é danificado, os dentes ficam mais propensos a cáries e outros problemas.
A erosão também pode expor a dentina, camada mais sensível dos dentes, o que pode causar sensibilidade ao calor, frio e açúcar.
Além disso, as bebidas ácidas também podem afetar a saúde gengival. O ácido pode irritar as gengivas e causar inflamação, o que pode levar a gengivite e periodontite.
Então evite esse tipo de bebida ou consuma de vez em quando e nunca por vários dias seguidos.
Para minimizar o prejuízo, é recomendado esperar até uma hora depois de consumir este tipo de bebida para escovar os dentes.
Dessa forma é possível prevenir que a acidez se espalhe pela superfície dentária.