Mancha escura no dente é cárie? Conheça o conceito da odontologia minimamente invasiva
Quero que você entenda que a cárie pode se tornar inativa! Nem toda cárie precisa ser removida.
Há 30 anos, com as limitações em termos de diagnóstico e tecnologia disponível, era comum o dentista optar pela extração do dente que doía, ou mesmo quando um tecido cariado era encontrado, já se fazia a remoção imediata.
Hoje, esse quadro mudou radicalmente.
O propósito da odontologia minimamente invasiva é evitar desgastes desnecessários aos dentes do paciente, ou seja, preservar o dente natural ao máximo, ao mesmo tempo que utiliza da tecnologia disponível para preservar os tecidos biológicos e trazer maior conforto para o paciente.
Isto demonstra o respeito que devemos ter para com os tecidos originais e o reconhecimento de que os materiais restauradores têm um valor biológico menor.
Quando se fala em mínima intervenção na Odontologia, obviamente podemos citar diversos procedimentos em áreas como Endodontia, Periodontia, Ortodontia e várias outras, que cada vez mais discutem e colocam em prática novos conceitos.
A odontologia minimamente invasiva ajuda você a preservar e a manter sua saúde bucal por toda vida. 💚
Mancha escura no dente é cárie? Preciso fazer a remoção do tecido?
Quando comemos nossa boca fica ácida, causando a desmineralização dos dentes e formando “micro buracos”.
Quando essa acidez diminui acontece a remineralização dos dentes, onde pode ficar uma mancha que a primeiro momento “parece” cárie, sem realmente ser uma cárie ativa.
No conceito da odontologia minimamente invasiva, nós acompanhamos essa mancha.
Sempre que possível, não removemos o tecido pigmentado e tentamos preservar o tecido original, porque uma vez que abrimos um buraco no dente para remover uma mancha, não tem mais volta.
A decisão de tratamento pode ser simplesmente fazer um acompanhamento da lesão evitando sua progressão, como também realizar uma remineralização, uma barreira mecânica com aplicação de selante e outras técnicas.
A abordagem minimamente invasiva no tratamento de cáries envolve:
- Detecção e controle dos fatores de risco;
- Diagnóstico precoce de lesões iniciais;
- Intervenções minimamente invasivas que preservem a estrutura sadia e;
- Monitoramento constante.
Saúde bucal é coisa séria, precisa de prevenção e acompanhamento, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um dentista quando sente dor.