Mancha escura no dente é cárie?

Mancha escura no dente é cárie? Conheça o conceito da odontologia minimamente invasiva

Quero que você entenda que a cárie pode se tornar inativa! Nem toda cárie precisa ser removida.

Há 30 anos, com as limitações em termos de diagnóstico e tecnologia disponível, era comum o dentista optar pela extração do dente que doía, ou mesmo quando um tecido cariado era encontrado, já se fazia a remoção imediata.

Hoje, esse quadro mudou radicalmente.

O propósito da odontologia minimamente invasiva é evitar desgastes desnecessários aos dentes do paciente, ou seja, preservar o dente natural ao máximo, ao mesmo tempo que utiliza da tecnologia disponível para preservar os tecidos biológicos e trazer maior conforto para o paciente.

Isto demonstra o respeito que devemos ter para com os tecidos originais e o reconhecimento de que os materiais restauradores têm um valor biológico menor.

Quando se fala em mínima intervenção na Odontologia, obviamente podemos citar diversos procedimentos em áreas como Endodontia, Periodontia, Ortodontia e várias outras, que cada vez mais discutem e colocam em prática novos conceitos.

A odontologia minimamente invasiva ajuda você a preservar e a manter sua saúde bucal por toda vida. 💚

Mancha escura no dente é cárie? Preciso fazer a remoção do tecido?

Quando comemos nossa boca fica ácida, causando a desmineralização dos dentes e formando “micro buracos”.

Quando essa acidez diminui acontece a remineralização dos dentes, onde pode ficar uma mancha que a primeiro momento “parece” cárie, sem realmente ser uma cárie ativa.

No conceito da odontologia minimamente invasiva, nós acompanhamos essa mancha.

Sempre que possível, não removemos o tecido pigmentado e tentamos preservar o tecido original, porque uma vez que abrimos um buraco no dente para remover uma mancha, não tem mais volta.

A decisão de tratamento pode ser simplesmente fazer um acompanhamento da lesão evitando sua progressão, como também realizar uma remineralização, uma barreira mecânica com aplicação de selante e outras técnicas.

A abordagem minimamente invasiva no tratamento de cáries envolve:

  • Detecção e controle dos fatores de risco;
  • Diagnóstico precoce de lesões iniciais;
  • Intervenções minimamente invasivas que preservem a estrutura sadia e;
  • Monitoramento constante.

Saúde bucal é coisa séria, precisa de prevenção e acompanhamento, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um dentista quando sente dor.

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Clareamento dental – 6 dicas e cuidados importantes

Clareamento dental - 6 dicas e cuidados importantes 😁Se você sonha em ter o sorriso mais branco fazendo um clareamento dental na medida certa e...

Herpes labial – Tratamento com Laserterapia

Herpes labial - Tratamento com Laserterapia Depois da pandemia, os casos de herpes labial aumentaram muito em consultório. Em parte, isso se deve pelo estresse gerado...

3 coisas que provavelmente você não sabe sobre o Scanner iTero®

3 coisas que provavelmente você não sabe sobre o  iTero Scanner Distantes são os dias de moldes e impressões confusas e você babando, tentando não engasgar...

Medo de dentista? Desculpa ou Vergonha de assumir?

Medo de dentista? Desculpa ou Vergonha de assumir? Medo de dentista, ou... todo mundo tem uma história diferente. Com certeza o dentista não irá te...

Limão faz mal aos dentes?

Limão faz mal aos dentes? 🍋Cada vez mais, ouvimos falar sobre os benefícios das frutas cítricas na alimentação. Fala-se muito do limão, inclusive do seu consumo...
😁 Agende sua consulta