Mancha escura no dente é cárie?

Mancha escura no dente é cárie? Conheça o conceito da odontologia minimamente invasiva

Quero que você entenda que a cárie pode se tornar inativa! Nem toda cárie precisa ser removida.

Há 30 anos, com as limitações em termos de diagnóstico e tecnologia disponível, era comum o dentista optar pela extração do dente que doía, ou mesmo quando um tecido cariado era encontrado, já se fazia a remoção imediata.

Hoje, esse quadro mudou radicalmente.

O propósito da odontologia minimamente invasiva é evitar desgastes desnecessários aos dentes do paciente, ou seja, preservar o dente natural ao máximo, ao mesmo tempo que utiliza da tecnologia disponível para preservar os tecidos biológicos e trazer maior conforto para o paciente.

Isto demonstra o respeito que devemos ter para com os tecidos originais e o reconhecimento de que os materiais restauradores têm um valor biológico menor.

Quando se fala em mínima intervenção na Odontologia, obviamente podemos citar diversos procedimentos em áreas como Endodontia, Periodontia, Ortodontia e várias outras, que cada vez mais discutem e colocam em prática novos conceitos.

A odontologia minimamente invasiva ajuda você a preservar e a manter sua saúde bucal por toda vida. 💚

Mancha escura no dente é cárie? Preciso fazer a remoção do tecido?

Quando comemos nossa boca fica ácida, causando a desmineralização dos dentes e formando “micro buracos”.

Quando essa acidez diminui acontece a remineralização dos dentes, onde pode ficar uma mancha que a primeiro momento “parece” cárie, sem realmente ser uma cárie ativa.

No conceito da odontologia minimamente invasiva, nós acompanhamos essa mancha.

Sempre que possível, não removemos o tecido pigmentado e tentamos preservar o tecido original, porque uma vez que abrimos um buraco no dente para remover uma mancha, não tem mais volta.

A decisão de tratamento pode ser simplesmente fazer um acompanhamento da lesão evitando sua progressão, como também realizar uma remineralização, uma barreira mecânica com aplicação de selante e outras técnicas.

A abordagem minimamente invasiva no tratamento de cáries envolve:

  • Detecção e controle dos fatores de risco;
  • Diagnóstico precoce de lesões iniciais;
  • Intervenções minimamente invasivas que preservem a estrutura sadia e;
  • Monitoramento constante.

Saúde bucal é coisa séria, precisa de prevenção e acompanhamento, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um dentista quando sente dor.

Denise Hajjarhttps://denisehajjar.com.br
Sou Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e atuo a mais de 36 anos como dentista, além de ser especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Top Doctor Diamond Elite Invisalign®. Eu estou sempre me especializando e fazendo cursos para trazer para vocês o que há de mais moderno na ortodontia. Trabalho com ortodontia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e com os aparelhos ortodônticos invisíveis Invisalign®. Obtive o prêmio Invisalign® de melhor caso tratado na América Latina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

INSTAGRAM

TRATAMENTO

spot_imgspot_img

MAIS LIDOS

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose

Osteonecrose da Mandíbula e Tratamento da Osteoporose, qual a relação? Você sabia? 🤔 Os bisfosfonatos (alendronato, ácido zoledrônico, ibandronato, risedronato) e denosumab, são uma classe de...

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign

Coisas que você NUNCA deve fazer usando Invisalign Se você deseja alinhar os dentes sem passar pelo desgastante e deselegante aparelho ortodôntico metálico tradicional, você...

Saúde Bucal e Diabetes – Qual a relação e quais os cuidados?

Eu tenho um grande cuidado com todos os meus pacientes, mas meus pacientes que têm diabetes ganham uma atenção extra. Não fiquem com ciúmes, por...

3 coisas que provavelmente você não sabe sobre o Scanner iTero®

3 coisas que provavelmente você não sabe sobre o  iTero Scanner Distantes são os dias de moldes e impressões confusas e você babando, tentando não engasgar...

Doença periodontal é fator de risco para outras doenças

Você sabia que uma doença periodontal pode levar a perda do dente, é também um fator de risco para doenças cardíacas e pulmonares? ✅A doença...
😁 Agende sua consulta