Herpes labial – Tratamento com Laserterapia
Depois da pandemia, os casos de herpes labial aumentaram muito em consultório.
Em parte, isso se deve pelo estresse gerado pela situação que passamos, assim como também percebi um aumento em casos de pessoas com a Covid Longa, sintomas persistentes após a infecção.
O herpes labial é uma doença infecciosa causada pelo vírus herpes e geralmente se caracteriza por lesões vesiculosas (bolhas pequenas) que se formam na boca e à sua volta. Também pode ocorrer na parte interna da boca como na gengiva e no céu da boca.
⚠️A infecção pelo herpes simples pode ficar adormecida por anos ou pode ser recorrente. E alguns fatores podem trazê-lo à tona novamente:
- Estresse
- Febre ou outras infecções que diminuam a resistência
- Excesso de sol
- Alterações hormonais (gravidez)
- Alterações imunológicas
- Fadiga física e mental
Infelizmente ainda existe preconceito referente a herpes labial, pois muitas pessoas a confundem com a herpes sexualmente transmissível que é um outro tipo mais específico causado pelo vírus HSV-2.
O tipo HSV-1 é mais comum e na maioria das vezes nos encontramos com ele ainda na infância, já que o seu contágio é a partir do contato com a saliva de uma pessoa infectada. Beijos, portanto, podem transmitir a doença.
Como identificar lesões por herpes?
- Formigamento na região dos lábios; queimação e coceira;
- Surgimento de úlceras na região. Bolhas sobre uma área avermelhada que se rompem formando uma ou mais feridas.
- A ferida forma uma crosta que começa a secar seguida da cicatrização;
- Esse período, desde o aparecimento da lesão até sua cicatrização, pode durar de 7 a 10 dias.
O que fazer para tratar e prevenir o Herpes Labial?
✅ Além de sempre manter seu sistema imune forte, a grande novidade são os lasers de baixa e alta potência que têm sido utilizados para prevenção e/ou tratamento das manifestações dessas lesões com resultados muito favoráveis e sem restrições.
✅ O método terapêutico do laser pode ser utilizado quando há lesões evidentes e a técnica preventiva com o uso do laser de baixa é utilizada para pacientes que tenham muitas recidivas do herpes em um ano.
Procure seu dentista e saiba mais sobre a Laserterapia. 🙂👍